A síndrome ardente da boca ou BMS é um problema complexo que causa moléstias na boca, nos lábios e na língua. A maioria dos casos da BMS ocorre em adultos de média idade ou maiores, mas pode aparecer em qualquer idade. O sintoma chave da BMS é uma sensação ardente na língua, nos lábios, na garganta, nas gengivas ou no paladar. Muitas pessoas apresentam uma sensação na boca como se tivessem estado em contato com água fervendo. Algumas pessoas com a BMS também informam acerca de dor ou sabor metálico na boca.
Ainda se desconhece a causa exata da BMS, e os investigadores propõem algumas causas possíveis, incluindo mudanças associadas com a menopausa, deficiências da nutrição, dano nervoso e infecções orais tais como muguet oral. Algumas pessoas referem que a dor ardente na boca persiste durante anos.
Por sorte, muitas pessoas com a BMS podem encontrar certo alívio ao consultar com um médico ou dentista para determinar com exatidão a causa de seu caso de BMS e logo tratar esses sintomas. Por exemplo, se seu médico ou dentista determina que a BMS pode ocorrer por causa da candidíase oral, o tratamento com um medicamento antifúngico pode aliviar o problema. Se as causas forem deficiência nutricional ou fatores psicológicos, então as respostas podem ser suplementos vitamínicos ou medicação ansiolítica.
Alguns casos de BMS são causados por anemia por deficiência vitamínica, que pode causar mudanças no aspecto da língua, se não for tratada. Sem importar como a BMS se desenvolve ou como é tratada, assegure-se de seguir uma rotina regular de cuidado oral com escovação dos dentes duas vezes ao dia e uso diário de fio dental, para manter a boca tão saudável como for possível. Evite os enxágues bucais com base alcoólica, pois eles podem irritar a condição patológica.
fonte: http://www.oralb.com/brazil/artigos-cuidado-bucal/o-que-e-a-sindrome-da-boca-ardente