Primeiros dentes do bebê: cuidados e como aliviar os sintomas

Quando o sexto mês de vida do bebê se aproxima é o momento em que o primeiro dente começa a nascer. Claro que este tempo não é uma regra entre todos os pequenos e pode variar, porém o importante é estar atento ao desenvolvimento da dentição e ter alguns cuidados durante este período especial da vida do bebê.

A fase de transição do sorriso banguela para uma boca cheia de dentinhos não costuma ser muito agradável para a maioria dos bebês, porém existem jeitos de aliviar os incômodos que os pequenos sentem neste momento.

Um dos sintomas iniciais da erupção do primeiro dentinho é a maior produção de saliva, acompanhada de dores na gengiva, o que pode causar irritação e até febre em algumas crianças. Estes sinais começam a aparecer cerca de um mês ou dois do surgimento do primeiro dente.

Quando os dentes estão prestes a romper as gengivas podem ficar inchadas, assim como as bochechas do bebê. Para aliviar o incômodo do pequeno, os pais podem oferecer alguma coisa para morder, como mordedores, alimentos gelados ou até massagear a gengiva com auxilio de uma dedeira de silicone. Massagear auxilia no rompimento da barreira gengival, deixando o bebê mais calmo. Caso os sintomas persistam durante algum tempo, causando febre e irritação é importante procurar um especialista que oriente sobre qual a medicação mais adequada.

Depois do nascimento do primeiro dente os outros vão surgindo, primeiro os dois incisivos centrais inferiores, depois os dois superiores e logo em seguida os que ficam ao lado, depois vão nascendo os dentinhos do fundo. Ao completar o terceiro ano de vida a dentição precisa estar completa, com dez dentinhos na arcada dentária superior e dez na inferior.

Higiene Bucal

A higienização da boca deve ser feita desde os primeiros dias de vida. Os pais devem manter uma higiene regular das gengivas do bebê recém-nascido, que pode ser realizada com o auxilio de um pano úmido após as mamadas, sejam elas no peito ou mamadeira.

Após o aparecimento do primeiro dente os pais devem escovar de forma suave utilizando uma dedeira de silicone. Quando o pequeno já estiver com um número maior de dentinhos, a dedeira pode ser substituída por uma escova com cerdas macias apenas com água ou creme dental sem flúor.

O cuidado com os dentes de leite é de extrema importância, afinal eles servem de guias para o nascimento de dentes permanentes mais saudáveis. A boa higiene bucal previne as temidas “cáries de mamadeira” que são causadas pela falta de limpeza após as mamadas. Este tipo de problema pode se espalhar por toda dentição do bebê em até dois meses, provocando mau hálito, dificultando a mastigação e o desenvolvimento da fala.

O acompanhamento médico é importante e fundamental, os pais devem consultar o pediatra do bebê para saber qual será o momento certo para que o filho visite o odontologista, garantindo um bom desenvolvimento da saúde bucal.

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/farroupilha/2016/09/14/primeiros-dentes-do-bebe-cuidados-e-como-aliviar-os-sintomas/?topo=77,2,18